# Tecnologia e Inovação

Assistentes de voz

Assistentes de voz inteligentes no automóvel

Os assistentes de voz in-car estão aqui para ficar

Factos sobre os assistentes de voz
  • Os assistentes de voz aumentam a segurança
  • Um comando de voz pode substituir várias ações manuais 
  • Os assistentes de voz inteligentes continuam a aprender 
  • O assistente de voz da Continental utiliza uma solução híbrida e mantém os dados em segurança

Imagine isto: está a conduzir 100 km por hora, concentrado na estrada. O seu smartphone recebe uma notificação e olha para ele, apenas por um segundo. Mesmo sem tocar no seu dispositivo, esse simples relance significa que teve os olhos fora da estrada durante 28 metros. Dificilmente um cenário irrealista - e o seu telefone não é a única coisa que pode tirar os seus olhos da estrada. Só na Alemanha, estudos demonstraram que quase 75% dos condutores são distraídos quando utilizam características simples no automóvel, tais como o sistema de navegação, ligar o aquecimento, ligar um cabo auxiliar, ou mesmo ligar o Bluetooth do seu smartphone para ouvir um audiolivro.

A solução? Um assistente de voz fiável no automóvel (VA) ajuda os condutores a manter as mãos no volante e os olhos onde devem - na estrada.

Os assistentes digitais ativados por voz tornam os veículos mais seguros, os seus extras mais eficientes, e criam uma experiência de condução mais confortável. Vamos aprofundar um pouco para o que se pode esperar:

Facto: os assistentes de voz aumentam a segurança

À medida que o carro do futuro - e de hoje - se torna mais inteligente e proporciona mais funcionalidades, são necessárias novas soluções para tornar a interação do condutor com o seu veículo intuitiva, confortável e, o mais importante, segura. O reconhecimento fiável da voz é crucial para manter a segurança nos veículos. Contar com um assistente de voz inteligente significa menos botões, interruptores e almofadas de ecrã táctil, por isso, em última análise, menos distracções.

Facto: um comando de voz pode substituir várias ações manuais

Um novo assistente de aprendizagem de voz desenvolvido pela Continental baseia-se nos meios de comunicação mais naturais - a palavra falada. Pode comunicar com o sistema como faria com uma pessoa real, o que significa que pode usar a sua voz em conversação para substituir ações manuais. Imagine-o um pouco como falar com um passageiro.

Pode dizer a um amigo que viaja consigo no seu carro para onde vai e que adoraria comer sushi assim que chegar. Poderiam então introduzir o destino na navegação do seu carro e usar o seu telefone para procurar restaurantes japoneses na vizinhança. Pode falar com o nosso novo VA exatamente da mesma forma. O sistema reconhecerá a sua declaração informal como uma ordem para calcular a rota e também para procurar restaurantes japoneses próximos do seu destino. Se disser: "Tenho frio", o assistente ativará o aquecimento - eliminando a necessidade de mexer nos controlos.

Interação entre condutor e o assistente de voz (inteligência artificial)

Factos: os assistentes de voz inteligentes continuam a aprender

Graças à IA, a mais recente geração de assistentes de voz é capaz de aprender, pensar e compreender uma variedade de sotaques e mesmo mais do que um comando de cada vez. Isto significa que, quanto mais tempo passar com o assistente de voz do seu carro, cada interação e comando permitir-lhe-á melhorar o seu sistema. Por exemplo, da próxima vez que disser "Tenho fome", o sistema procurará automaticamente restaurantes japoneses com base em pedidos recentes ou frequentes. Se desejar algo diferente, basta dizer algo como, "Não, hoje apetece-me comida italiana", para realizar uma nova pesquisa. Respostas como "desculpe, não percebi bem isso" ou "isto está para além das minhas capacidades" serão coisas do passado! 

Os dados são utilizados apenas para otimizar o perfil pessoal do condutor e para tornar a comunicação ainda mais intuitiva e sem problemas. Esta é uma diferença crucial entre este e outros assistentes digitais ativos por voz.

- Achim Seibert, Chefe do departamento de HMI & Speech da Continental

Facto: o assistente de voz da Continental utiliza uma solução híbrida e mantém os dados seguros

Se a segurança dos dados é a sua principal preocupação, a tecnologia assegura que os seus dados permanecem com o fabricante do automóvel ou Continental - uma diferença crucial que os distingue dos outros assistentes digitais ativados por voz. No entanto, se já estiver a utilizar outros assistentes inteligentes e a conetividade for uma prioridade maior para si, o novo VA da Continental pode ser coordenado com o Alexa, Siri e o assistente do Google, criando uma transição perfeita entre a sua vida profissional ou doméstica e o seu carro.

O futuro dos assistentes de voz?

Assistentes de voz como Siri, assistente do Google, Amazon Echo e Alexa estão a revolucionar a forma como executamos as tarefas diárias. Agora, uma nova geração de assistentes de voz está preparada para revolucionar a forma como interagimos com os nossos automóveis. Talvez, em breve, esteja a encomendar as suas compras de supermercado a caminho da loja, a programar a temperatura da sua casa para que esteja agradável quando chegar ou, até mesmo, a fazer uma marcação para mudar os pneus da sua viatura, com um simples "Olá, Alexa", ou talvez um, "Olá, Conti!”

Outros conteúdos